terça-feira, novembro 08, 2005

Pois é…


1 _________________2


3 ________________4 ___________________5

(Click sobre as imagens para as ampliar permitindo a leitura dos documentos)

1 - Rolando Viveiros ("proprietário", e 1º Presidente da AFSM)
2 - Trecho da primeira acta da Associação de Foot-ball de S. Miguel.
3 - Dr. Francisco Luís Tavares (2º Presidente da AFSM; o 1º eleito)
4 - Última das várias folhas dos estatutos da AFSM que dão origem ao seu Alvará
5- Dr. Lúcio Agnelo Casimiro (3º Presidente da AFSM; o 1º após o alvará)

..........................

Ao invés de outros, que, com mentira e sem necessidade, acrescentam – vá lá saber-se porquê? – mais uma série de anos ao seu real tempo de existência, a ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE PONTA DELGADA é de facto uma verdadeira octogenária!
O 4 Novembro de 1924, assumido como o da fundação da AFPD, corresponde à data de obtenção do alvará da então designada ASSOCIAÇÃO DE FOOT-BALL DE SAN MIGUEL, uma “certidão de nascimento” conseguida “na fronteira” entre as presidências dos Drs; Francisco Luís Tavares (primeiro presidente eleito), e Lúcio Agnelo Casimiro, respectivamente, segundo e terceiro presidentes daquela colectividade, tinha já então “a criança” um ano e vários meses de uma já bastante atribulada existência, iniciada a 14 de Abril de 1923 “ao colo” do dinâmico e visionário Rolando de Viveiros, então, no papel de “seu proprietário”.
São estes e outros factos que demonstram o ridículo dos que, com balelas do género; “E assim se constituiu o primeiro grupo de jogadores (…) Com esta formação o CDSC ganhou o seu primeiro campeonato, organizado pela então chamada Associação de Futebol de S. Miguel, em 1922”, inventaram a farsa do 31 Janeiro de 1921, bem como daqueles que, ainda hoje, recusando-se corrigir uma óbvia mentira, continuam, procurando justificar o injustificável, a tentar “cobrir o sol com uma peneira”!
Não tendo sido possível corresponder ao convite formulado, aqui fica o registo das minhas felicitações pelo 81º aniversário da AFPD.
Do próprio. In Açoriano Oriental/Crónicas do Aquém