terça-feira, agosto 11, 2009

A “velha” forma de olhar para Santa Clara



Inovando, apostando numa fórmula que motivando e apelando à participação cívica, tem certamente enormes probabilidades de ser a chave da política no futuro, a gestão autárquica em Santa Clara tem sido conduzida por um grupo de cidadãos, que independentemente das suas pessoais opções políticas, sempre colocaram, e continuam a colocar, os interesses da comunidade acima de TODOS os interesses partidários.
É normal que nem todos pensem da mesma forma. Mas é pena!
Pena porque dificulta a conjugação de esforços. Pena porque incita à retaliação, e ao revanchismo políticos. Pena porque estimula o “dividir para reinar”. Pena porque obriga alguns a recorrer às meias verdades e até mesmo à mentira, não evitando as consequentes contradições, o que em nada contribuiu para a tão desejada credibilização da política.
Exemplos não faltam. Vejamos os mais recentes:
Na derradeira tentativa de juntar TODOS à volta da causa que devia ser comum, alguém, para mais com responsabilidades que o deviam obrigar a maior prudência, não se coibiu de atribuir à natureza do partido que representava – nem faltou a fábula do elefante e do escorpião – a ambição de domínio hegemónico, acrescentando ainda que o “desalinhamento” do voto do representante da Freguesia na Assembleia Municipal era a principal causa da falta de cooperação da CMPD com Santa Clara. E nisso não devia estar sozinho, pois passado pouco tempo, um panfleto partidário corroborava a posição ali tomada. Mas a contradição não demorou para se fazer anunciar. Numa apresentação de candidatos autárquicos, foi a própria líder do partido, por sinal, a Presidente da Câmara a que Santa Clara está sujeita, quem disse com todas as letras: “Autarquias que se "deixaram controlar" são "marionetas"”.
Não satisfeitos ou como que na ânsia de “deitar para o lixo” papel com mensagens já ultrapassadas, numa nova vaga, sob o pretexto de “reivindicações crispadas”, o ónus da falta de colaboração é atribuído à Freguesia, e para que a CMPD não apareça como a “má da fita” chamam o Governo dos Açores à colação, como se a beneficiação da Príncipe do Mónaco; a construção da Rotunda “Vida Nova”, que a encima; o projecto e a obra do “Jardim Padre Fernando”; e a atenção dada ao “Castelinho de Santa Clara”, só para citar alguns, não fossem bons exemplos da eficácia de uma intervenção que, por motivos óbvios, só não tem resultado com a CMPD.
Ainda não resultou, mas vai resultar!

A.O. 11/08/09; “Cá à minha moda”

ps- Hoje, pelas 14:00, suportada por centenas de assinaturas de cidadãos recenceados em Santa Clara, mais do dobro das necessárias, foi entregue no Tribunal de Ponta Delgada a lista do Movimento Cívico "Santa Clara - Vida Nova".
Há semelhança do que aconteceu à quatro anos, a contar para as Autárquicas 2009, "Santa Clara - Vida Nova" foi foi a primeira lista a dar entrada.
É uma lista com 50% de renovação, 50% de paridade (a lei só obriga a 33%), 100% de disponibilidade, 100% de proximidade, 100% de experiência (ao contrário de à quatro anos) e 100% de competencia (a lista está ordenada do 1º para o 18º, mas vice versa mantinha o mesmo valor; não há ordenações decrescentes, problema foi escolher 18 entre mais de meia centena).
Está dado o primeiro passo; outros se seguirão!