segunda-feira, outubro 11, 2004

O "Field Azores"


Com o avançar da exploração da Pedreira da "Mata da Doca", a base dos diversos filões de basalto, à medida que este ia sendo extraído, transformava-se em terreno plano que ia sendo progressivamente ocupado pelo estaleiro, pelos resíduos resultantes de toda aquela actividade, e pelo depósito dos "blocos" - enormes paralelipipedos (em média : 5mt comp. por 3mt larg. e 2mt alt.) constituídos por enúmeras peças de basalto chumbadas umas às outras com cimento - destinados à construção do porto e respectivo quebra mar.
Foi na zona nascente desta planície artificial, depois de devidamente limpa e preparada para o efeito, que no final da I Grande Guerra esteve acantonado o "destacamento americano" encarregue, entre outras funções, de operar " a peça" instalada em Santa Clara para defesa da costa e do porto.
O "Field Azores", é mais tarde, depois de definitivamente denominado "Campo Açores", o berço do futebol micaelense; um recinto que após de ter deixado de servir para a prática de futebol oficial, adoptando popularmente o nome de "Campo da Mata da Doca", manteve utilização prática até ficar completamente soterrado pelo prolongamento do aeroporto de Ponta Delgada. Posted by Hello