terça-feira, março 27, 2007

A propósito de um “Diga Leitor” (23/03/07)

Irei, por bem, deixar passar; o “inqualificável”, o “despropositada”, e o “é de lastimar” – nem sempre as palavras identificam quem as usa –, e vou abordar, só ao de leve, as básicas inverdades habituais, no caso; a época em que decorreu o primeiro campeonato (1923/24), quem o venceu (o SCFC), e quem, em 1927, ganhou o direito à posse do troféu correspondente (o CUS).
Feito isso, regressemos à data de fundação do CDSC (atenção; do CDSC! É que, embora os defensores da “farsa do 31 Janeiro de 1921” tudo façam para o esconder, facto é que antes do CDSC existiram outros “Santa Claras”). Mantenho (tal como as alvíssaras); são de Maio de 1927 as primeiras referências ao CDSC.
É velha e nebulosa – presa à responsabilidade de alguns no aniquilamento do Santa Clara Foot-ball Club – “a tese” da alteração de denominação. Mas ao invés do que por exemplo ocorreu com a AFSM/AFPD, no caso do SCFCvsCDSC não foi isso que aconteceu. O documento de fundação do CDSC (acta de 21 Junho de 1927 onde está exarada a versão original dos Estatutos e registada a sua aprovação) é disso prova cabal. Passo a citar: art. 1º; “Com a denominação de Clube Desportivo Santa Clara (C.D.S.C.) é fundada uma agremiação (…)”. A mesma demonstração pode ser feita noutros documentos, alguns fundamentais, como por exemplo; o primeiro pedido de inscrição do CDSC na AFSM. Volto a citar: “Tendo-se fundado nesta cidade uma nova agremiação desportiva (…)”, “Para este novo clube entraram alguns dos jogadores do antigo clube Santa Clara F. Club, (…)” – os sublinhados são meus.
Caricato – aqui sim, aplicar-se-ia, com propósito, o “intrigante” e o “incompreensível” – é que, com verdade – e JUSTIÇA –, nenhum dos três Santas Claras “oficiais”; SCFC, Sport Club Santa Clara e CDSC, foi fundado a 31 Janeiro de 1921.
Esta é que é esta (sobre isso dobro as alvíssaras)!
Do próprio, in A. O. 27/03/07; “Cá à minha moda”