sábado, agosto 31, 2013

Nunca é demais repetir


São cada vez em maior número as listas de cidadãos eleitores Independentes. Para as combater começa até a aparecer um novo fenómeno: listas partidárias, ditas de independentes, que apenas pretendem dissimular o partido que por detrás dela esconde/disfarça suas cores e símbolo.
“Santa Clara – Vida Nova” é pioneira na participação dos cidadãos na gestão da sua autarquia! Vem de 2005 a intenção de agregar TODOS em Santa Clara. O grupo foi criado para concorrer às primeiras eleições à Junta de Freguesia de Santa Clara, tendo como objectivo claro: TODOS juntos para fazer Santa Clara recuperar o muito tempo perdido até então! Cedo se percebeu que a ideia não interessava ao PSD. O que, em termos estritamente “político/partidários” até era compreensível, tal era a hegemonia do PSD em Ponta Delgada e a sua forte convicção de vencer facilmente as primeiras eleições em Santa Clara. Mas interessou, e interessa, a muitos militantes e simpatizantes do PSD em Santa Clara, que ao contrário do partido, e bem, colocam em primeiro plano os interesses de Santa Clara. Se de certa forma era esperada a posição do PSD em 2005, o que se seguiu é que não era espectável: a falta de solidariedade, a retaliação, a discriminação e o muito mais que aprontou uma Câmara gerida pelo PSD contra Santa Clara!
Ainda de mais difícil compreensão foi ver a história repetir-se em 2009. Repetir-se, agravando a hipocrisia política que a consubstanciava, pois chegou a ser admitido corrigir o erro de 2005 (não fazendo frente a “Vida Nova”) quando em simultâneo aliciavam membros do grupo para isso e aquilo, inclusive para, como independentes, encabeçarem a lista do PSD por Santa Clara!
Em 2013, enquanto se prometia mudança e “rompimento com o passado”, tudo na mesma continuou, diria até que com duas agravantes: a dissimulação do cariz partidário da candidatura (se são independentes porque não se juntam aos verdadeiro Independentes?) e o aproveitamento de alguma ingenuidade e imaturidade tida “à mão de semear”, que, como se nota, já causa danos aos aliciados!
Para “Santa Clara – Vida Nova” o caminho está há muito delineado: Continuemos!


Nota (a ser desenvolvida oportunamente): é bom ser referido pelo Sr. Gustavo Moura (CA-28/08/2013). Melhor ainda quando de forma elogiosa. Tudo o mais é diferença de opiniões, sempre salutar. Já o “ter razão antes do tempo”, condão meu, é bem pior! Obrigado.

A.O. 31/08/2013; “Cá à minha moda" (revisto e acrescentado)