segunda-feira, agosto 30, 2004

A primeira Santa Clara; no caso, a terceira freguesia

"D. Pedro de Castilho, que foi bispo dos Açores desde 1577 a 1582, criou a terceira paróquia de Ponta Delgada, dando-lhe por sede uma ermida dedicada a Santa Clara.
O Dr. Ernesto do Canto (Notícia sobre as Igrejas, Ermidas e Altares da Ilha de S. Miguel) considera que aquela ermida foi a que ainda existe no extremo oeste da cidade, escrevendo que ela já existia em 1522 data da subversão de Vila Franca, por dizer o Dr. Gaspar Frutuoso (Liv. IV cap. 36) que as filhas de Jorge Melo, daquela vila, atemorizadas com a catástrofe vinham em caminho de Ponta Delgada para fazer penitente em Santa Clara, quando resolveram a ficar na ermida da Conceição do Vale da Caloura. (...)"
Francisco Maria Supico; in A Persuasão, Agosto de 1905

"Esta Ermida, segundo consta na tradição, foi eregida no planalto que domina a referida ponta (a ponta de pedra de biscouto delgada e não grossa), sendo, mais tarde, reedificada mais para o interior, ocupando o sítio actual por, segundo constar, ter sido a Imagem encontrada num silvêdo, quando a recolheram no primeiro Templo, do qual por várias vezes fugiu, até que, sendo tão claramente manifestada a sua vontade, erigiram a nova Ermida onde era seu desejo ficar.
É, este, como se vê, mais um caso a crescentar a tantos outros que nos narram a fuga de Imagens dos seus Templos (...)"
Luís Bernardo Leite d'Athaíde; in a Ilha, Julho de 1949