terça-feira, dezembro 28, 2004

Dor profunda

Morreu o Sr. JOÃO CARREIRO E SILVA, e com ele, mais um importante naco do “Santa Clara” que desde criança aprendi a gostar!
Mais do que sócio, o Sr. João Carreiro e Silva tinha uma forte ligação familiar à génese do CLUBE DESPORTIVO SANTA CLARA. De facto, quando hoje se refere um CDSC fundado em 1921 – com o 31 Janeiro a enfeitar o ramalhete –, tal como antes, também leviana e abusivamente se escreveu que o clube havia sido fundado em 1920, o mais que isso evoca é a recordação dos “Campeonatos de Santa Clara”, uma renhida competição entre as lojas do bairro, uma delas; a do Sr. “Antoninho Carreiro”, nem mais nem menos que António José Carreiro e Silva, tio daquele que foi o sócio nº1 do CDSC nas últimas duas décadas. Da conjugação dos atletas do “team do Sr. Antoninho Carreiro” com os do seu principal rival – o “team” do Sr. João Travassos – nasceu o primeiro “Santa Clara”; o SANTA CLARA FOOT-BALL CLUB, que segundo crónicas da época equipava de azul e foi “instruído por um sportman das primeiras categorias”; o Alferes José Joaquim de Souza. Isso – tão e só – no Outono de 1922!
Quando – e se – um dia for feita a verdadeira história do CDSC, quer na galeria dos presidentes nados e criados no bairro – foi talvez o primeiro –, quer junto dos muitos filhos de Agua Retorta que engrandeceram o clube, onde quer que seja, o Sr. João Carreiro e Silva tem nela assegurado destacado lugar. Um verdadeiro SENHOR!
Do próprio. In Açoriano Oriental/Cónicas do Aquém