terça-feira, julho 26, 2005

O barulho das luzes

Nada como o “barulho das luzes” para atordoar. Sob o “barulho das luzes”, até vozes supostamente sensatas e conscientes soam como a dos mais vulgares comprometidos!Já ouvi, com grande pasmo porque vindo donde não esperava: “Já estou como o outro. Que se lixem as contas; quero é que o Santa Clara suba de divisão. Sabes que mais; vivósantaclara!”.
Não entendo a forma como gente responsável se vai entretendo com manobras de pseudo reciclagem de LIXO. Não é o simples “barulho das luzes” que transforma LIXO desprezível em LIXO útil. Sem regeneração LIXO é sempre LIXO!
Eu, por mim, continuo mantendo elevados índices de preocupação. Não posso esquecer:
1 - Aquele emaranhado de intenções (com um único objectivo definido e realizado) a que chamaram “Plano de Negócios”, e que já demonstrou, para além da incompetência de quem o engendrou, a fraude que ele próprio encerra;
2 - A elucidativa estratégia do processo eleitoral que se lhe seguiu;
3 - Que um dos momentos nobres entretanto ocorridos – a aprovação do orçamento para 2004/05 – já perdeu parte da sua dignidade (que tem a ver aquele documento com o que se tem passado ultimamente?);
4 - Nem da falta da aprovação de contas! A quem serve este atraso? Qual a origem do, pelo menos aparente, balão de oxigénio que equilibra o funâmbulo?
Humm. Quase esquecia; vem isso a propósito da rocambolesca estória do Livramento! Ou será Clayton?
Do próprio. In Açoriano Oriental/Crónicas do Aquém
E agora, especialmente dedicada ao SPN (http://www.desabafoatlantico.blogspot.com/), mais detalhes:

1 2
3 4
(click sobre cada um deles para aumentar. Mas não se assuste!)

Retalhos de uma análise (1998/2003) SÉRIA e COMPETENTE, sistematicamente ignorada, ou pior, apelidade de falsa e proveniente dos "profetas da desgraça". Quem apoucava o que então se dizia - e escrevia -, entretanto, fujiu "como ratos", e lá se vão mantendo calados como "zorras"!

1- "De facto, nos últimos seis anos, o desenvolvimento do CDSC foi desenhado através de uma politica orçamental e financeira sem quaisquer indícios de sustentabilidade duradoura. Os progressivos e gravosos deficits orçamentais, contrariando os que foram aprovados nas AG, conduziram aos gravíssimos desiquilibrios estruturais que o clube agora apresenta."
2- "Aqui, nem tampouco o CF esteve atento, não promovendo as acções a que é obrigado estatutariamente, e não garantindo a respeitabilidade e moralidade perante os contribuintes regionais"
3- "As operações bancárias contratualizadas pelo clube continuaram a ser configuradas com elevado risco, mantendo-se a consignação das receitas provenientes dos contratos de publicidade com o GR, e as posições avalistas de alguns sócios. Por outro lado a exclusividade de financiamento numa instituição de crédito tem refprçado os riscos e a dependência do CDSC perante terceiros."
4 - "A gravissima situação económica reclama (...):
1º - Efectuar uma auditoria ao CDSC, para permitir o apuramento total dos direitos e obrigações, escritos e não escritos (...)"

E depois disto o que aconteceu para além de sobrecarregar o clube com mais um vencimento principesco?

a) Fizeram um fraudulento PN para entreguegar como garantia real um bem que nada tinha a ver com o desvario irresponsável de quem geriu o clube nos últimos anos;

b)Elaboraram um orçamento 2004/2005 em que colocaram o futebol profissional a dar um resultado operacional positivo de cerca de 800.000E;

c) Continuamos a aguardar a apresentação das contas de 2004.

Será que se o CDSC relaxar no pagamento ao gestor, ele, tal como os jogadores, passa ter maior produtividade?