sexta-feira, julho 29, 2005

Santa Clara – Vida Nova




Na sequência, e em coerência com um processo iniciado há longos anos, é já hoje, Sexta-feira (29/07/05), pelas 14.00h, que irá ser formalizada no Tribunal de Ponta Delgada a lista de cidadãos; SANTA CLARA – VIDA NOVA.
O seu mandatário, o Sr. José Vieira Gomes, é sobrinho do Padre Fernando Vieira Gomes, antigo e saudoso pároco daquela paróquia, um acérrimo defensor, pelo menos desde 1956, da sua elevação a Freguesia!

De facto, SANTA CLARA, depois da sua “pia baptismal” e sede de paróquia ter feito largo périplo por ermidas, capelas e igrejas, cerca de 1728, perdeu para S. José o estatuto de Freguesia - a terceira em Ponta Delgada criada, constituída em 1580 por determinação do Bispo D. Pedro de Castilho - passando desde então a ser o singelo curato que o Padre Fernando encontrou quando a 8 de Dezembro de 1949 ali chegou.
Tal como no tempo da ditadura, os primeiros anos do regime democrático e a quase absoluta concentração de poder numa única força partidária que aconteceu até meados da década de noventa do século passado, pouco favoreceu os ancestrais anseios da população de Santa Clara, deixando marcas ainda hoje muito visíveis!
É portanto com alegria que se vê chegada a hora da primeira eleição para a Assembleia de Freguesia de Santa Clara, o culminar de um processo de forte interesse e mobilização popular para aquele lugar, demanda que ao ser retomada no início do século XXI, acabou resultando na proposta entregue na ALR em 2001, de tal forma consistente e mobilizadora que muito dificilmente poderia deixar de resultar na votação unânime e aclamada que acabou obtendo!

Porém, como nem tudo pode ser agradável, é com pena e alguma estranheza - depois de enumeras e insistentes tentativas - que não conseguimos ver também reflectida nesta PRIMEIRA eleição para a nova freguesia, uma plena conjugação de esforços capaz de remeter para segundo plano os interesses político partidários com isto reforçando o acto, e o esforço, fundacional de SANTA CLARA.