domingo, junho 23, 2013

 

Os bidões da birra (2005/2013)

                                   "Clikando" sobre os recortes amplia a imagem e facilita a leitura

As campanhas eleitorais são sempre momento de promessas. De promessas e de mentiras, umas maiores que outras, todas facilmente esquecidas, a não ser que, tal como acontece em Santa Clara, o empenho e a cidadania sejam presença permanente e activa.
Em Setembro de 2005, um mês antes da eleição da 1ª Junta de Freguesia de Santa Clara, na inauguração da “Via Marginal Relva/Santa Clara” – que 8 anos depois continua sem chegar a Santa Clara! –, ninguém podia imaginar o tamanho das mentiras ali proferidas. Aliás, tratando-se de uma contenda opondo “David” a “Golias”, quer as mentiras quer o “enorme palco” dispensado para promover quem a então presidente da Câmara desejava fosse presidente de Junta em Santa Clara, para alargar a já quase hegemonia nas freguesias do Concelho, não faziam sentido. Mas tudo valeu e uma das mentiras foi esta: Estou certa que com a requalificação que defendemos e iremos desenvolver desde a Rotunda de Santa Clara até ao início desta via, (…)”, o que logo seguido de:  Esperemos agora que o Governo possa também cumprir a promessa de requalificação da Avenida Príncipe do Mónaco, desafio que o passar do tempo mostra ser cada vez mais ridículo,  ajuda a perceber as birras que se seguiram e mantêm!
A promessa não cumprida, quando se tornou oportuno, logo ressurgiria. Exemplifica-o esta passagem de mais um discurso, já em pré campanha para Outubro de 2009: Na verdade a requalificação de Santa Clara foi um compromisso eleitoral (…). (…) está também em marcha o concurso público para a 2ª fase da “Via Litoral Santa Clara/Relva”, com correcção e pavimentação do troço “Igreja/Nordela” e construção do talude de reforço da arriba situada na Rua Baden Powell. Atravessando a 2ª Rua esta grande intervenção prevê a requalificação do pavimento e dos passeios, com melhor iluminação pública, maior ajardinamento e mais estacionamento.
Muita conversa mas nada de obra! As “birras”, estas sim, é que aumentaram na proporção directa ao incremento da diferença de votos que distanciou “Santa Clara – Vida Nova”; “o David de Loeste”, do PSD; “o Golias a mirrar de Ponta Delgada”. Birras que, não obstante o protagonista agora ser outro, continuam. 
É pena! Ou talvez não!?

A.O. 22/06/2013; “Cá à minha moda" (revisto e acrescentado) 



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?